Livros

Para quem gosta de História, a professora Fátima Santos sugere
O Oráculo do Velho Mandarim

Mafalda Moutinho traz-nos mais uma aventura, cheia de curiosidades da História.


Sinopse:André visita o novo Museu do Oriente, em Lisboa, mas o que inicialmente parece uma simples visita de estudo, depressa se transforma numa aventura de perseguição e suspense. Um estranho indivíduo vestido de mandarim e usando a máscara de Cai Shen, o deus da riqueza chinês, aparece-lhe em sonhos durante a noite e mais tarde deixa-lhe um misterioso e antiquíssimo livro, capaz de responder às perguntas que lhe fazem: o famoso oráculo I Ching. Aproveitando um destacamento do embaixador Torres, Os Primos e o chinês Ma Lin partem para a China durante o Novo Ano Chinês a fim de desvendarem mais um estranho caso em Pequim, Hong Kong e Macau. Ali visitam a Grande Muralha da China, os túmulos dos imperadores Ming, templos e lojas de antiguidades chinesas. O talismã e as restantes pistas encontradas levam-nos a perceber que a coincidência tem uma importância extrema na cultura chinesa, mas o que terão em comum Eça de Queirós, Fernão Mendes Pinto e Camões, três dos mais importantes escritores portugueses? O Mandarim, a Peregrinação e um misterioso soneto escrito numa gruta vão ajudar a esclarecer tudo…”

Mais duas sugestões da professora Maria Miguel
Segredos para um Final Feliz, de Lucy Dillon

Confesso que quando comecei a ler não fiquei muito entusiasmada. Parecia a típica história de duas mulheres na casa dos trinta, com duas vidinhas domésticas fastidiosas e ocupações ainda mais fastidiosas: uma acabou de se separar do marido e tem uma loja de decoração e a outra é uma dona de casa que trata da casa, do marido, das três filhas do marido e do cão.
Passadas muito poucas páginas, mudei de ideias. A história dessas duas mulheres torna-se bastante interessante à medida que vamos descobrindo os seus segredos e à medida que os seus relacionamentos de amizade e de amor com outras personagens se vão tornando mais intensos.
Claro que há dois elementos na história que a mim me dizem muito, e a elas também: cães e livros. Uma delas, em particular, é doida por livros e por cães. Ora, como eu também sou, foi fácil simpatizar com a Michelle e com a Anna…
Gostamos imediatamente das duas e queremos muito que elas sejam felizes!
E no fim, claro, têm o seu final feliz.

Mª Miguel
28-02-2016


O Comboio dos Órfãos, de Christina Baker Kline


É um romance inspirado em factos verídicos e que nos deixa, talvez por isso mesmo, absolutamente enternecidos e emocionados. A história tem lugar em dois tempos diferentes: ora estamos na primeira década do século XXI, ora estamos no ano de 1929. E é em 1929, em Nova Iorque, que a história da principal personagem se centra. Nessa altura os órfãos que habitavam nas ruas das grandes cidades americanas eram colocados em comboios que os transportava pelo interior da América. Aí eram exibidos como animais e entregues como autênticas mercadorias a casais que não procuravam senão mão-de-obra barata. Crianças desprovidas de amor e de carinho, desprovidas de uma infância.
Acompanhamos a história de uma dessas crianças que, 80 anos depois e já na sua velhice, ajuda outra adolescente com as suas perturbações e problemas.
O livro é muito bonito e marca a história de uma década na grande América. E o curioso é que poderia muto bem retratar outras histórias de tempos e locais bem atuais. Já não em países ocidentais e ditos civilizados, que isso seria uma vergonha, mas em países onde decorrem grandes conflitos e onde o respeito pela vida humana, incluindo a das crianças, não faz qualquer sentido.

Mª Miguel
28-02-2016

Sobre Segredos para um Final Feliz, de Lucy Dillon.

Confesso que quando comecei a ler não fiquei muito entusiasmada. Parecia a típica história de duas mulheres na casa dos trinta, com duas vidinhas domésticas fastidiosas e ocupações ainda mais fastidiosas: uma acabou de se separar do marido e tem uma loja de decoração e a outra é uma dona de casa que trata da 
Uma sugestão da professora Maria Miguel

Sem dúvida, um dos livros mais marcantes e bonitos que li nos últimos tempos.
O livro prende e surpreende logo na primeira página, quando percebemos quem é o narrador da história. O narrador é a Morte, ela própria, tal como a imaginamos nos nossos piores pesadelos, escura e fria e com uma foice na mão.
A ação tem lugar na Alemanha durante a segunda guerra mundial e centra-se na história de uma menina de 9 anos, Lisel. É Lisel a menina que roubava livros. Rouba, inicialmente, porque não sabe ler e quer muito aprender. E rouba porque acha que um livro deve ser o maior tesouro que uma pessoa pode ter.
Ao longo da história vamos assistindo a uma Morte muito ocupada em recolher almas, vítimas da guerra, e ao mesmo tempo enternecida com a vida da pequena Lisel. Como leitora, cheguei a temer pela vida de Lisel, antevendo uma cena em que a terrível Morte não a poupava e a ceifava. Esta situação de sobressalto acompanha-nos ao longo de todo o livro. É fascinante ver a menina a interagir com as outras personagens, especialmente com o pai adotivo e com um jovem judeu que a família esconde dos nazis, como também é fascinante ver a alegria da menina quando aprende a juntar letras e palavras e consegue, finalmente, ler.
Chegamos ao fim do livro e ficamos com uma sensação de alívio porque Lisel conseguiu sobreviver às artimanhas da Morte, mas ficamos tristes porque já não existem mais páginas para ler.
Para mim, encaixa-se nesta categoria de livros: dos que nos deixam tristes quando chegamos à última página. 


Uma sugestão da professora Maria Miguel
Trata-se de uma história hilariante de um homem de meia-idade que está a atravessar uma terrível crise existencial. E, como em todas as crises, os altos e baixos são constantes. Maxwell Sim é um homem que não tem amigos com quem falar no seu dia-a-dia, mas no Facebook não tem esse problema uma vez que conta com 74 amigos! As suas relações com o sexo feminino deixam muito a desejar. Está divorciado e não consegue ter uma relação normal (quanto mais romântica) com nenhuma mulher. Mas apaixona-se, literalmente, pela voz feminina do GPS do seu carro: Emma. Emma, a GPS, torna-se subitamente na sua melhor amiga, na sua amante, na sua fiel companheira.
Maxwell é, de facto, um homem carente e desejoso de afeto e de intimidade com alguém, ou alguma coisa. Retrata muita gente que na sociedade moderna sofre do mesmo mal: solidão e absoluta necessidade de estar com, de comunicar, de partilhar e de pertencer.
Parábola perfeita de quando nos sentimos, nas palavras da personagem, «uma não-pessoa, a raiz quadrada de menos um».
Gostei muito de ler este romance e identifiquei-me algumas vezes com este senhor Sim…

15 de fevereiro de 2015
Maria Miguel Pavão Marques


Uma sugestão da professora Sara Santos, para quem gosta de História

As vinhas da Ira, de John Steinbeck
Uma sugestão da professora Sara Santos, para quem gosta de História
O comboio dos órfãos, Christina Baker Kline

Mais uma sugestão dos professores de Espanhol

A sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón

Mais uma sugestão dos professores de Espanhol

Crónica de uma Morte Anunciada, de Gabriel García Márquez

A Patrícia do 10º ano sugere-te

A vida contada de A.J.Firky de Gabrielle Zevin



"Para começar a leitura deste livro é uma coisa muito interessante, pois irão aperceber-se que, ao ler este livro, seremos umas pessoas melhores pois a moral deste livro é principalmente que por mais que a vida nos derrube há sempre alguém que nos levanta. Por isso mesmo eu recomendo este livro a todas as pessoas porque não é daqueles livros nos quais uma pessoa se aborrece logo no início, porque ele vai sempre se tornando mais interessante, é tipo daqueles livro que às vezes lemos e que não conseguimos parar, para mim, este livro foi uma grande lição de vida e espero que também seja para vocês.... Espero que desfrutem da leitura deste livro tanto quanto eu gostei...Pois irão perceber por fim o que eu vos quero dizer"
Patrícia Silveira 10ºf

Tomás Oliveira do 8º ano propõe 

Os Cinco de Enid Blyton

Esta colecção foi escrita por Enid Blyton e é constituída por 21 livros a começar com "Os Cinco na Ilha do Tesouro".
Para quem gosta de aventura esta é a colecção ideal para leres, porque estas são as histórias de quatro primos, Zé, Júlio, Ana, David e Tim, o cão de Zé, que ,muitas vezes , é que desvenda os mistérios em que estes cinco se envolvem.
Já li 17 dos 21 livros desta colecção e até agora foram os livros que mais atraíram para a leitura.
E tu, será que vais gostar?

Tomás Oliveira do 8º ano propõe

A Pérola de John Steinbeck

Ao ler este livro fiquei a saber sobre como a ganância pode aruinar a vida às pessoas, porque o filho de Kino, a personagem principal, morreu devido a isso.
Também  aprecio John Steinbeck porque ele joga muito com os adjetivos e tem muita criatividade

Tomás Oliveira leu A Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez

"   Quando a minha mãe me falou do Lua de Joana, pensei que não iria apreciar este livro por causa das drogas que eram referidas neste livro.
    Mas quando comecei a ler mudei logo de ideias sobre este livro que me tocou muito a nível de humanidade, porque me mostrou como a droga pode arruinar a vida a uma pessoa normal. "

Tomás Oliveira leu Mar me Quer de Mia Couto

"Adorei ler o Mar me quer porque o seu autor Mia Couto escreve de uma forma muito própria e engraçada que me fez ler este livro com muito mais entusiasmo.
Recomendo as pessoas a ler este livro para que aprofundem um bocadinho de cultura."





A Boda Mexicana
Edição em Português
Título Original: La Boda Mexicana
"No dia do seu casamento, na sua terra natal, Esperanza Villanueva recorda a história da sua família. Junto com a mãe, e contemplando uma série de fotografias antigas, a jovem relembra os seus parentes mais emblemáticos, sobretudo as mulheres que marcaram a sua vida: a avó temperamental que morreu ainda jovem, deixando para trás um homem desesperado; a mãe, uma mulher resignada que não consegue travar a cólera do marido; e as três filhas do casal, que formam a nova geração e que, ao conseguir reafirmar a sua personalidade e independência apesar das circunstâncias, deixam uma porta aberta à esperança.
Com um estilo realista e uma emotividade contida, Sandra Sabanero transporta-nos do passado ao presente e do México rural ao urbano, para nos oferecer uma obra repleta de profundo humanismo conformada por sugestivas vozes femininas, cuja ânsia de superação perante situações adversas fazem deste romance um relato cheio de força e vitalidade."

proposto pela professora Marisa Silva.




O Livro das Lendas (Selma Lagerlof)

     Quando eu era pequena, Selma Lagerlof era sobretudo conhecida por ser a autora de A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia (um livro que podes requisitar na tua biblioteca) e foi talvez a memória das tardes bem passadas na companhia do seu extravagante herói que me fez pegar neste livro de contos. 
         A sua voz continua igual e este é um livro que nos apetece ler enroscados numa manta ou ao pé da lareira enquanto bebemos uma chávena de chá, para nos livrarmos do frio que transparece mal pensamos na invernosa Suécia.
          Para os que têm saudades de histórias com reis e camponeses, tesouros homens que sonham conseguir voar, para quem se lembra da voz dos avós e dos pais que lhes contavam histórias antes de irem dormir ou, simplesmente, para os que passam a vida a perguntar-nos se temos um livro pequenino ou fácil de ler esta é uma boa proposta.
Boas leituras !
Catarina Azevedo

A Culpa é das Estrelas (John Green)



O livro de que eu vou falar é o A Culpa é das Estrelas, li este livro porque uma das minhas amigas adorou e porque a minha prima teve cancro (a minha amiga fica zangada porque diz que este livro não é sobre o cancro, mas o livro também fala disso).  Também vi o filme e gosto muito do John Green, já li também o Teorema de Katherine. Acho este livro bonito porque nos faz chorar e pensar e isso é muito importante.
Maria


Se eu ficar (Gayle Forman)


Estive a ler o Se eu Ficar que é uma história linda sobre o poder do amor e o que podemos fazer quando realmente amamos alguém.  Tinha visto o filme e gostei, mas acho que o livro conta coisas que o livro não mostra. Penso que se eu fosse a Mia não sabia o que havia de fazer porque deve ser horrível perdermos a nossa família mas também acredito que há sempre uma esperança e que devemos lutar pelas coisas boas da vida. Recomendo este livro  a quem gosta de histórias que dão esperança.

Ana
A Chave de Salomão (José Rodrigues dos Santos)

Este texto revela alguns detalhes sobre o enredo!


Quando a minha mãe me mostrou este livro do famoso jornalista português José Rodrigues dos Santos, eu torci o nariz e pensei que seria uma seca. Mas comecei a lê-lo. E descobri que me tinha enganado.
O autor começa o livro de forma misteriosa, com um alto responsável da CIA a ser encontrado morto no CERN. Depois, a história converge para o herói omnipresente dos livros do autor: Tomás Noronha.
Este, que acabara de chegar a Portugal vindo da Suíça, desloca-se a Coimbra, pois a mãe sofrera um ataque cardíaco. Lá, é abordado por um agente da CIA, que fora encarregado de o assassinar. Esse agente responsabiliza-o pela morte do responsável da agência, e, face à perspetiva de ser transportado para sede da CIA e sujeito a um interrogatório, Tomás decide fugir. Acaba por conseguir escapar-se com uma amiga e fogem para Lisboa.
Os dois começam a deslindar o mistério por detrás daquele (aparente) assassínio e decidem visitar os Estados Unidos, para conseguirem provar a inocência de Tomás Noronha.
Lá, são perseguidos pela CIA, mas Noronha acaba por conseguir descobrir o que provocara a misteriosa morte e encontra a Teoria de Tudo que o morto lhe deixara.

Cruzando uma narrativa emocionante com Física Quântica, José Rodrigues dos Santos emerge totalmente o leitor na história. Este, no final, para além de ter lido um livro fantástico, aprendeu muito acerca da Teoria Quântica.
*******************************************************************************************************
A história de Ismael que atravessou o mar


Ando a ler esta história mas é um bocadinho triste. O meu pai é que me falou das pessoas que atravessam o mar, desesperadas, muitas morrem. Ainda não cheguei ao fim, mas estou a gostar.

                                                                                                                        Cristina
******************************************************************************************************
Antes deixem-me explicar que adoro ler desde criança, leio sempre que posso e, quando o faço, viajo, sou outra pessoa, esqueço. Há quem beba ou fume, eu leio … todos os dias.
Neste momento estou a ler A leste do Sol de Julia Gregson e Livro de José Luís Peixoto.
A leste do Sol é um daqueles livros agradáveis, sem grandes surpresas mas que esquecemos facilmente. Não é um mau livro, faz lembrar um pouco os livros de Nicholas Sparks, se bem que seja menos melodramático. Serve para distrair.
Livro está a ser uma revelação, este tenho de ler com atenção para não deixar fugir as palavras, e tenho de fazer um esforço para não saltar para o fim em vez de esperar que seja o autor a revelar-me página a página o que vai suceder.
Patricia Serra

  Martin Eden de Jack London

    Este é um livro um bocadinho especial e que parece quase descrever a vida do autor. Nele descobrimos que o amor é capaz de nos transformar e de nos fazer querer mudar. O que mais gostei foi que Martin nunca desiste de se afirmar, recusa as regras da sociedade e as certezas dos ricos e tem a certeza que é capaz de ser como eles, que tudo se pode aprender.
   Marinheiro, Martin está habituado a um trabalho duro e a uma vida de aventuras, mas, pelo amor de Ruth, decide deixar o que conhece e de se instruir para a conquistar. Na realidade, descobre que as pessoas que quis imitar na realidade sabem muito pouco e que não tem nada para lhes dizer. Desiludido, Martin acaba por enfrentar a morte.

Não é um livro com um final feliz mas mostra como podemos mudar o que somos desde que sejamos capazes de lutar pelos nossos sonhos.

C.M

Sem comentários:

Enviar um comentário